Com a chegada da pandemia e isolamento social, a análise online tem se tornado a realidade de muitas pessoas.
Ela possibilita algumas flexibilidades como horários diferenciados, economia de tempo e tranquilidade por não ter um deslocamento ao consultório do analista evitando assim, o trânsito – Você pode iniciar uma consulta virtual apenas ligando seu PC ou acessando o aplicativo especializado em seu smartphone.
Ela facilita o acesso para quem não mora nos grandes centros: Você mora longe dos centros e na sua localidade não há um Psicanalista? Esse problema acabou com a análise online;
Caso precise mudar de localidade e ir para mais longe, não precisa mudar de profissional, com o atendimento online você consegue fazer análise de onde estiver;
Analista:
- Encontre uma plataforma de tecnologia adequada. Isso não precisa ser caro e não requer equipamentos especiais, apenas um PC e uma webcam, um tablet ou apenas seu smartphone. O importante é que seja verificada a conexão de internet antes de iniciar a sessão, para que não haja cortes durante a sessão online. Infelizmente, problemas técnicos sempre poderão aparecer. Independentemente dos provedores de Internet e velocidades de conexão, sempre há o risco de bugs, falhas de conexão ou até mesmo apagões. Além disso, a eficácia da comunicação virtual depende muito da escolha de fones de ouvido e câmeras web.
- Anuncie! Isso não significa realmente gastar dinheiro em anúncios, isso significa que as pessoas saibam que você está disponível para sessões online. Por exemplo, em seu cartão de visita, no seu site, nas redes sociais, você pode adicionar “sessões online disponíveis”.
- Comece a fazê-lo. Isso pode ser tão simples quanto perguntar a um de seus clientes se eles desejam ocasionalmente fazer uma sessão online em vez de ir ao consultório.
- Continue fazendo isso. À medida que você ganha confiança no uso da tecnologia, você pode expandir essa opção para mais e mais clientes.
Cliente:
Se prepare. Como você vai investir dinheiro e tempo nessas sessões, é melhor se preparar adequadamente: ficando online quando agendado e verificar e ajustar os sinais de vídeo e áudio com antecedência,
Cuidado com as questões de privacidade. Por um lado, dificilmente se encontra um lugar mais privado e protegido do que a própria casa. De fato, se você mora sozinho, pode contar com 100% de confidencialidade. Mas, caso você more com sua família, pode ser bastante desafiador explicar por que você quer que eles fiquem longe do seu quarto durante as sessões.
Se estiver no trabalho ou viajando, procure um local que lhe permita ter a melhor privacidade possível.
Tenha um pouco de paciência e faça algumas sessões para ver se ocorre uma adaptação ao novo ambiente terapêutico. Se não deu certo, fale com seu analista e retorne às sessões presenciais.